sábado, 31 de março de 2012

Stonehenge - Reino Unido



Dez vezes a idade do Brasil. O curioso monumento de Stonehenge existe há cerca de 5 mil anos. Nem historiadores, nem arqueólogos e muito menos os curiosos de todo o mundo têm certeza de como a construção de pedra surgiu ou as razões pelas quais povos antigos a montaram ali, no sudoeste da Inglaterra. De Londres você encontra ônibus especiais para chegar a Wiltshire, onde fica o relógio lunar/local de sacrifício/sei lá o quê.
Para colocar pedra sobre pedra, os povos saxões gastaram cerca de trinta milhões de horas de trabalho. A formação atual, com pedras de cinco metros de altura e até 50 toneladas, começou a surgir há 3,5 mil anos. Começou como um círculo simples, com pedregulhos e madeira. Restos humanos nesses pedaços mais antigos deixam a dúvida sobre se ali havia rituais religiosos. Ficou intocada por mil anos. Até que as primeiras pedras azuis chegaram.
Em 2.150 antes de Cristo, os moradores da região carregaram por 200 quilômetros 80 pedras azuladas exatamente para aquele ponto de encontro. Os mecanismos para trazê-las, dizem os especialistas, são parecidos com os que ergueram as pirâmides do Egito: árvores por baixo para ajudar a rolar até riachos. A entrada de Stonehenge (que em inglês arcaico quer dizer "Eixo de Pedra") também foi ampliada nessa segunda fase.
Quase dois séculos depois chegaram as pedras cinzas chamadas de sarsen pelos britânicos. Essas tiveram de correr uma distância menor: apenas 30 quilômetros, vindas do Norte. Como elas pesam mais de 50 toneladas, a água não fez parte do trajeto. Apenas troncos para rolar e músculos de aproximadamente 600 humanos tiveram de resolver o transporte. O círculo tomou forma, com pelo menos 60 pedras, para se tornar patrimônio mundial.
Descobertas recentes mostraram que outros pontos da região podem ter servido como relógios lunares. Ou lugares de sacrifício. Ou locais de adoração ao Sol. Tudo isso também paira sobre Stonehenge, mas conclusões sobre o que acontecia por ali ainda não vieram. Se você quiser mais dúvidas, vá ao complexo de Avebury, 30 quilômetros ao Norte do círculo de pedra. Os trabalhos pré-históricos dali engrossarão o mistério da área toda.
Apesar de ficar ao ar livre, a entrada em Stonehenge é regulada. A entrada custa R$ 20 para adultos e R$ 12 para crianças. No verão, época em que acontecerão os Jogos Olímpicos de Londres, as visitas começam às 9h00 e terminam às 19h. Só fecha no Natal e no Ano Novo. Há suspeitas de que outros lugares perto do monumento também servissem para rituais. Pode ser. Mas até agora as descobertas apenas levam a mais enigmas. E é essa a graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário