sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pernambuco terá megacomputador

Um supercomputador vai fazer de Pernambuco um dos maiores centros de tecnologia em nuvem da América Latina. A máquina conta com 1.200 processadores que juntos são capazes de analisar até 04 Petabytes de dados, o equivalente a quatro milhões de gigabytes. Para se ter um ideia do quanto isso representa, seria necessário somar a capacidade de 850 mil discos de DVD.

A UFPE foi escolhida para abrigar o equipamento, que desembarca em Pernambuco até abril deste ano a bordo de um contêiner. O megacomputador armazenará a central de dados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) responsável pelo tráfego de informações de 600 instituições de ensino no País.
A escolha de Pernambuco como endereço da supermáquina foi anunciada nesta quinta-feira (05/01) pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante e pelo governador Eduardo Campos em entrevista concedida no Palácio do Campo das Princesas.
“O Nordeste concentra 27% da população brasileira e apenas 13% do PIB e nossa intenção é a de diminuir desigualdades”, justificou o ministro. “Além disso, Pernambuco teve na história recente dois homens que deram um impulso muito forte à ciência e tecnologia no Brasil: o governador Eduardo Campos e Sérgio Rezende”, completou Mercadante, citando os dois pernambucanos que ocuparam a pasta no Governo Lula. “Essa escolha reafirma a preocupação da presidenta Dilma pelas causas de Pernambuco”, disse Eduardo.
A computação em nuvem é uma tendência mundial e consiste no armazenamento de dados na internet ao invés dos tradicionais discos rígidos físicos. Entre outras vantagens, o usuário pode ter acesso aos seus arquivos em qualquer lugar do mundo.
Um acordo entre o Governo Federal e a fabricante de componentes eletrônicos Huawei firmado pela presidenta Dilma Rousseff em abril do ano passado prevê a doação de equipamentos com grande capacidade de armazenamento de dados. Eles vão formar duas grandes centrais de processamento no Brasil. Além do Recife, a cidade de Manaus foi contemplada.
“Na área de tecnologia da informação, a Huawei está trazendo uma grande oportunidade. A computação em nuvem é uma das fronteiras de inovação e de avanço da tecnologia de massa. Isso é fundamental para os consumidores e para o interesse das empresas que utilizam a internet. Mas é, também, uma área muito promissora de pesquisa, de inovação e de desafios tecnológicos”, explicou Mercadante, antes de seguir para um compromisso no Porto Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário