sábado, 28 de janeiro de 2012

Batalha dos Guararapes - História Pernambucana

Após romperem com o domínio espanhol sobre seus territórios, os holandeses partiram para a África e América com o objetivo de manterem o monopólio do tráfico negreiro. No Nordeste brasileiro, as Invasões Holandesas eram justificadas pelo interesse em comercializar o açúcar produzido naquela região.
Depois de muita repressão aos nordestinos, em 1648 os holandeses pretendiam conquistar a região do Cabo, no Pernambuco, através do Recife. Para chegar até lá, eles teriam que atravessar a Estrada da Batalha, onde ficava o Monte dos Guararapes.
Porém, os colonizadores portugueses queriam manter sua hegemonia no território brasileiro e estavam indignados com as conquistas holandesas. Portanto, formaram uma frente para impedir a passagem do exército comandado por Von Schkoppe.
Nomeados de Patriotas, os insurgentes perceberam as intenções holandesas de explorar o território pernambucano e se anteciparam ao Monte dos Guararapes, através de uma marcha noturna que contava com mais de 2.000 combatentes.
A estratégia foi a seguinte: Francisco Barreto Menezes, comandante dos Patriotas, ordenou que o indígena potiguar Felipe Camarão defendesse o flanco direito com sua tribo, em uma área repleta de matagal. No lado esquerdo, colocou o ex-escravo Henrique Dias com seu agrupamento negro na região do Morro do Oitizeiro. O centro, próximo ao córrego da batalha, estava guarnecido pelo terço dos brancos sob comando de Fernandes Vieira, senhor de engenho português que comandou a infantaria. Na retaguarda, ficava na espreita o terço branco sob as ordens de André Vidal de Negreiros, que facilitava a migração da população sertaneja do Nordeste.
Armada a emboscada, Antônio Dias Cardoso ficou responsável por entrar em contato com os holandeses pela Estrada da Batalha, com mais de 200 homens. Ao confrontá-los, Cardoso atraiu-os até o Boqueirão para chegar próximo ao reforço dos Patriotas. Sem saber do que os esperava, os holandeses iniciaram o ataque lançando um regimento pelo flanco esquerdo. Quando o regimento central avançou, deparou-se com uma quantidade de insurgentes inesperada, batendo de frente contra os terços de Fernandes Vieira e Vidal de Negreiros. O flanco esquerdo foi completamente derrotado pelos índios de Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário