sábado, 25 de fevereiro de 2012

Conquista da Unidos da Tijuca deve repercutir no turismo de Pernambuco

A conquista do campeonato deste ano pela escola de samba Unidos da Tijuca deve render bons frutos para Pernambuco na atração de turistas. É essa a expectativa da Secretaria de Turismo do estado, que apoiou a realização do enredo em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Segundo o Secretário de Turismo, Alberto Feitosa – que está no Rio de Janeiro acompanhando a apuração e a comemoração da campeã de 2012 – o estado não patrocinou diretamente a escola, mas realizou ações em conjunto de divulgação, com a participação da bateria e de passistas, com um custo total de R$ 450 mil por todas as apresentações.
“O governador promoveu um jantar entre empresários e a diretoria da Unidos da Tijuca. Não patrocinamos diretamente, mas convidamos eles para participarem de ações promocionais de Pernambuco em eventos, ao custo de R$ 450 mil. Acreditamos que o fato de o estado estar contemplado na homenagem a Luiz Gonzaga gera uma mídia espontânea impossível de ser medida diretamente”, analisa Alberto Feitosa.
Segundo o secretário, entre as pesquisas realizadas durante a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, as referências mais citadas pelos turistas sobre o Brasil foram praias, belezas naturais e o carnaval do Rio de Janeiro – associado diretamente às escolas de samba. “A conquista deste título pela Unidos da Tijuca deve ter repercussão na economia do turismo do estado”, completa Feitosa.
Também no Rio de Janeiro, onde acompanhou a apuração do resultado da Liga das Escolas de Samba do hotel onde estava hospedado, o governador Eduardo Campos comemorou o campeonato e a homenagem a Luiz Gonzaga: “O Nordeste sai campeão na avenida. Das 12 escolas, três falaram da região, com motivos de Pernambuco. Estou muito feliz. Foi uma homenagem justa a Luiz Gonzaga”.
Com o tema “O dia em que toda a Realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca se destacou pela criatividade do carnavalesco Paulo Barros. Entre os destaques, uma pesquisa minuciosa sobre Pernambuco, utilizando entre outros elementos, artesanato original do estado, comprado no Mercado de São José, no Recife. Um dos destaques da Unidos da Tijuca foi o carro referente ao Mestre Vitalino – no qual figurantes fizeram às vezes de “esculturas vivas” de barro.
A escola foi campeã com 299,9 pontos – perdendo apenas um décimo no quesito alegorias e adereços. Em segundo lugar veio o Salgueiro, com 299,7 pontos; seguido pela Vila Isabel, que somou 299,5 pontos. O enredo da vencedora será apresentado novamente no próximo sábado (25), no Desfile das Campeãs do Carnaval 2012, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Por Juliana Cavalcanti, da equipe do Diario de Pernambuco(colaborou Rosália Rangel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário