sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Abertura do Carnaval do Recife 2012 - Pernmbuco

Kidjo(Cantora Africana)

Nana Vasconcelos(Repercusionista)

Ney Matogrosso(Cantor)
Elba Ramalho(Cantora)
Alceu Valença(Cantor)
CULTURAS DO BRASIL E DO MUNDO SE ENCONTRAM NO CARNAVAL DO RECIFE 2012

Das prévias até a Terça-feira Gorda, o folião terá à disposição uma grande diversidade de ritmos no Carnaval Multicultural do Recife 2012. A programação preparada pela Prefeitura do Recife vai do frevo ao samba, passando pelo pop, rock, mangue beat e MPB, e ainda forró, música eletrônica e jazz. “Em 2012 vamos fazer do Recife, novamente, a capital do Carnaval do Brasil”, garante André Brasileiro, coordenador executivo do Carnaval Multicultural do Recife 2012.
Seja no chão ou nos palcos, o Carnaval do Recife irá promover um grande encontro de culturas, tradições e inventividade. A folia celebra as singularidades e as pluralidades, promovendo encontros entre artistas do Brasil, Cabo Verde, Benin, Cuba, Reino Unido, Estados Unidos e Espanha; encontros de agremiações do Recife, de Olinda, da Bahia e do Rio de Janeiro; e ainda a reunião de linguagens artísticas em torno da folia – moda, música, dança, circo, literatura e artes visuais.
Além das agremiações que tradicionalmente arrastam os foliões pelas ruas do Recife, um grande time de artistas foi escalado para shows: Beth Carvalho, Angelique Kidjo, Stomp, Alceu Valença, Seu Jorge, Lulu Santos, Ney Matogrosso, Lenine, Criolo, Otto, Nação Zumbi, Lirinha, Karina Buhr, Orquestra da Bomba do Hemetério, Orquestra Contemporânea de Olinda, Mayra Andrade, Fundo de Quintal, Claudionor Germano, SpokFrevo Orquestra, Bob Mintzer e Marcelo Jeneci, entre outros. Comprovadamente o mais democrático do Brasil, o Carnaval do Recife tem apresentações distribuídas em 17 polos, sendo 8 no Centro e 9 descentralizados nas seis Regiões Político-Administrativas do Recife.
ABERTURA - Fazendo jus à famosa multiculturalidade, a Prefeitura do Recife este ano dará destaque a cultura afro e as batidas percussivas contemporâneas, trazendo a cantora africana Angelique Kidjou e o performático grupo norte-americano Stomp Stage Experience para a largada oficial da folia. Os convidados internacionais participarão da cerimônia oficial de abertura do Carnaval no Pólo Recife Multicultural, no Marco Zero, na sexta-feira (17), “orquestrada” pelo percussionista Naná Vasconcelos, que comandará 500 batuqueiros de maracatus de baque virado.
“Esse ano vamos trabalhar, eu e o Forró (maestro), para a abertura, que é um verdadeiro espetáculo ligado aos rituais afros, espinha dorsal da nossa cultura”, declara Naná, que há 10 anos comanda a abertura do carnaval recifense. O maestro Forró também irá participar da cerimônia. “Tive o prazer de ser convidado para tocar com o Naná, estou feliz”, comemora o músico, que está trabalhando no projeto Frevo S.A. especialmente para a apresentação com Kidjou e o grupo Stomp.
HOMENAGEM - Na mesma noite o compositor Alceu Valença, um dos homenageados deste ano, fará um grande show. Com a direção de Pupillo, da Nação Zumbi, o espetáculo terá a participação de Lenine, Otto, Ney Matogrosso, Criolo, Karina Buhr e Lirinha, que farão releituras dos sucessos de Alceu.
DIAS DE FOLIA - Já no Sábado de Zé Pereira (18 de fevereiro), o Polo Recife Multicultural recebe as agremiações vice-campeãs de 2011, que farão percurso desde a Rua da Moeda até o Marco Zero. No palco, haverá show do cantor e compositor Lulu Santos, que pela primeira vez se apresenta no Carnaval do Recife; encontro da Orquestra Contemporânea de Olinda com a jovem cantora de Cabo Verde Mayra Andrade; e apresentação de Lenine com o grupo Pedro Luís e a Parede.
O frevo pernambucano será exaltado por Claudionor Germano, que este ano comemora 80 anos de idade, junto a Orquestra Popular do Recife. “Esse carnaval será de muita alegria pra mim, abraçando o povo nas ruas e podendo comemorar os meus 80 anos. Sem dúvida será um carnaval especial”, declara, feliz, Claudionor.
No domingo (19), o Marco Zero contará com “Peleja da Cobra contra o Dragão, com Antúlio Madureira e a Orquestra Perré Bumba, a Cia Forrobodó de Dança (A Cobra), Troça Carnavalesca Eu Acho é Pouco (O Dragão) e O Boi Cara Branca de Limoeiro. Na seqüência, haverá o Encontro de Maracatu de Baque Solto. O frevo é comandado pela Orquestra do Maestro Duda e pelos passistas da Escola Municipal Maestro Fernando Borges.
Fechando a noite é hora de cair no samba com a cantora Beth Carvalho e o grupo Fundo de Quintal. A Noite do Samba também trará o projeto especial “Quatro Cantos”, com as vozes de Fabiana Cozza (SP), Nilze Carvalho (RJ), Jussara Silveira (BA) e a pernambucana Karynna Spinelli. “O Carnaval 2012 é mais uma coroação do trabalho criativo, consistente e de qualidade técnica e artística, que a gente vem fazendo durante todo o ano”, detalha Karynna. Segundo a cantora, o mais bonito do Carnaval do Recife é que “todo mundo se mistura em harmonia, para celebrar e mostrar ao mundo toda a cultura, ritmos e sons de Pernambuco”.
Na segunda-feira (20), o lirismo toma conta do Polo Recife Multicultural com o famoso Encontro de Blocos de Pau e Corda. Do frevo de bloco, a festa acelera com a Orquestra do Maestro Edson Rodrigues e os passistas do Balé Popular do Recife. Em seguida haverá shows com a banda Eddie e participação especial de Nasi, vocalista da banda Ira!. Para encerrar a noite em grande estilo, o carioca Seu Jorge e a banda Nação Zumbi prometem sacudir a multidão.
No último dia de folia, a Terça-feira Gorda (21 de fevereiro), o Polo Recife Multicultural recebe as agremiações campeãs do Carnaval 2011, que desfilam a partir da Rua da Alfândega numa reunião de blocos de pau e corda, clubes de frevo, clubes de boneco, troças, maracatu baque solto, maracatu baque virado, caboclinhos, tribos de índios, bois de carnaval, ursos, e escolas de samba.
Depois, a festa vai ferver com a SpokFrevo Orquestra. Sob a regência do maestro Spok, o frevo pernambucano se encontra com o jazz americano com participação do saxofonista nova-iorquino Bob Mintzer. Elba Ramalho e Alceu Valença, grandes estrelas do Carnaval, também agitam a despedida da folia com seus shows até chegar a hora da grande apoteose do frevo com o tradicional Orquestrão Multicultural do Recife, promovendo encontro de 150 músicos, maestros e intérpretes.

Fonte: www.recife.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário