terça-feira, 23 de agosto de 2011

PC - 30 anos


 
O mês de agosto de 2011 marca o aniversário de 30 anos de uma das maiores revoluções tecnológicas do século passado: a revolução da computação pessoal. Trinta anos atrás surgia no mercado o IBM PC (Personal Computer) modelo 5150.
Não era o primeiro computador a ser criado com o objetivo de ser “pessoal” – a Xerox já tinha usado o termo PC em 1972 e a Apple já estava no mercado - mas foi o PC da IBM primeiro modelo a chegar às prateleiras como um sucesso de vendas.
Primeiro Computador Pessoal da IBM, o 5150 completa 30 anos

 O primeiro computador portátil disponível para o grande público veio, veja você, da Austrália. O Dulmont Magnum usava chip Intel, rodava o MS-DOS como sistema operacional, tinha 96kB de memória RAM e pesava mais do que um bebê recém-nascido: 4,8 quilos! Era vendido a US$ 2995 no longínquo ano de 1985. Foi comercializado até 1986.



 Em 1986 chega ao mercado o portátil da IBM. O PC Convertible usava o MS-DOS, mas já tinha uma camada de interface gráfica baseada em ícones para facilitar o uso da máquina. Custava US$ 2000 e pesava mais que um saco de arroz: 5,8 quilos. Haja coluna para carregar um treco desse a tiracolo!


 Em 1986, uma nova categoria de computadores diminutos chegava ao mercado. Os palm tops eram “organizadores pessoais” onde se acessava agenda, documentos de texto, planilhas...e era isso. Acima temos o Portfolio, da Atari. Ele fez bonito no filme Exterminador do Futuro II, quando o personagem John Connor ainda adolescente usa um dos aparelhos para roubar um caixa eletrônico. Os PDAs fizeram bastante sucesso durante os anos 90, antes dos celulares inteligentes começarem a roubar a cena.


A sigla significa Ultra Mobile Personal Computer (Computador Pessoal Ultra Móvel – bonito, não?). Foi um fiasco surgido em meados da primeira década deste século. A ideia é: um computador de tela diminuta (de quatro a sete polegadas) que você pode carregar no bolso. Não pegou, mas abriu caminho para os celulares que hoje carregamos por aí capazes de fazer qualquer coisa. Até telefonar. Na foto, o Q1, da Samsung.

Nenhum comentário:

Postar um comentário