quinta-feira, 10 de maio de 2012

Shacman acerta investimento em Caruaru


Montadora chinesa irá produzir cinco modelos de caminhões que juntos somam 20 configurações, na fábrica que será instalada em Caruaru. Imagem: Helder Tavares/DP/D.A Press
A chinesa Shacman vai produzir caminhões em Pernambuco, com investimentos de R$ 1 bilhão. O acordo foi fechado hoje durante visita do governador Eduardo Campos a uma das fábricas da estatal Shaanxi Automobile Groupe (SAG). A Shacman resulta de parceria tecnológica entre a SAG e a MAN, do grupo Volkswagen. A expectativa é que sejam gerados mais de mil empregos diretos na operação da fábrica.
O governador disse que a ida da Shacman para Caruaru para produção de caminhões consolida o polo automotivo do estado. A fábrica será a primeira do complexo industrial automotivo para fabricação de caminhões e ônibus, que será instalado naquele município do Agreste, às margens da BR-104. A montadora irá produzir cinco modelos de caminhões que juntos somam 20 configurações.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, que acompanha o governador na visita à China, a Shacman pretende alcançar mais de 65% de nacionalização, se inserindo na política automotiva brasileira, com a produção de motores, transmissão e eixos para caminhão e ônibuso em Pernambuco.
As negociações da Shacman com o Governo de Pernambuco foram iniciadas em outubro do ano passado através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Além do estado, a montadora avaliou opções em São Paulo e no Ceará.
O Governo do estado concederá incentivo fiscal de 95% sobre o saldo devedor do ICMS, segundo as regras do Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de Pernambuco (Prodeauto). A empresa também receberá incentivos municipais (isenção de IPTU por dez anos).
Eduardo Campos visitou também hoje a fábrica da Fast Gear, outra empresa que pertence à SAG. A unidade é a maior produtora de transmissões para caminhões e ônibus do mundo e responde por 92% do mercado chinês. Sua capacidade de produção é de 1,2 milhão de conjuntos por ano. Amanhã a comitiva irá conhecer a fábrica de ônibus da holding chinesa.

Da Redação do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário