quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Família Arraes - Pernambuco

Miguel Arraes de Alencar (Araripe, 15 de dezembro de 1916 — Recife, 13 de agosto de 2005) foi um advogado, economista e político brasileiro.
 Popularmente conhecido como  Dr. Arraes, Miguel Arraes foi uma personalidade de destaque no cenário nacional, membro e importante líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Nasceu no interior do Ceará, primogênito e único filho homem de Maria Benigna Arraes de Alencar e José Almino de Alencar e Silva, pequenos agricultores do sertão nordestino.
 Foi prefeito do Recife, deputado estadual, deputado federal e por três vezes governador do estado de Pernambuco
.
Ana Lúcia Arraes de Alencar (Recife, 28 de julho de 1947) é uma advogada e política brasileira, filha do advogado e também político ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e de Célia de Souza Leão Arraes de Alencar, e mãe do economista e governador Eduardo Campos e do advogado e escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras, Antônio Campos.
Foi a segunda deputada federal da história de Pernambuco, a primeira foi Cristina Tavares. Entretanto, foi a primeira a ser eleita para este fim no século XXI.
 Em 21 de setembro de 2011, foi eleita Ministra do TCU assumindo a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar, tornando-se a segunda mulher na história a ocupar esse posto. A primeira foi Élvia Castelo Branco.

Guel Arraes (nome artístico de Miguel Arraes de Alencar Filho; Recife, 12 de dezembro de 1953) é um cineasta e diretor da televisão brasileira.
 Filho do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, viveu exilado na Argélia com sua família no período da ditadura militar.

Eduardo Henrique Accioly Campos (Recife, 10 de agosto de 1965) é um político brasileiro e governador do Estado de Pernambuco.
 Formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, é presidente nacional do PSB. É casado com a também economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Renata Campos e tem quatro filhos (Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique e José Henrique). É neto do ex-governador Miguel Arraes e é considerado seu principal herdeiro político. É filho da atual deputada federal Ana Arraes com o escritor pernambucano Maximiano Campos.
 Começou sua trajetória política no segundo governo de Miguel Arraes em 1987 como seu oficial de gabinete. No terceiro governo de Miguel Arraes, em 1994, foi seu secretário da Fazenda. Exerceu mandatos de deputado estadual e deputado federal. Foi líder do PSB na Câmara dos Deputados em duas legislaturas. Foi ministro da Ciência e Tecnologia no primeiro governo do presidente Lula.
 Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Foi reeleito governador de Pernambuco em 2010m é também um dos maiores governadores no cenário nacional. Sua administração estar mudando a cara e a economia do estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário