segunda-feira, 9 de abril de 2012

Primeiro navio construido em Pernambuco

Provas de mar do navio João Cândido marcam história do EAS

O momento era aguardado com emoção. No cais do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), diretores, lideranças e trabalhadores esperavam a desatracação do navio petroleiro Suezmax João Cândido, que começou por volta das 8h30. Foi o primeiro passo para as provas de mar da embarcação, iniciadas neste sábado.
Ao soar da sirene do navio, a certeza de uma missão cumprida e do início de uma outra. “Esse é um marco da indústria naval brasileira. O EAS e o povo brasileiro, principalmente os pernambucanos, devem se orgulhar da data de hoje. É uma honra para o Estaleiro Atlântico Sul ter construído o seu primeiro navio, o João Cândido e chegar até esse dia. Agora é dar continuidade ao trabalho”, disse o presidente do EAS, Agostinho Serafim Junior. Para o diretor de Operações, Adolf Herzog, o momento era bastante especial. “Sinto a emoção do dever cumprido”, disse.
Última etapa antes da entrega do navio, as provas de mar são rotina na indústria de construção naval e devem durar cerca de duas semanas. “Ao final das provas de mar, o João Cândido retornará ao EAS e serão realizados os ajustes finais para a entrega ao armador, a Transpetro”, afirma o presidente do EAS.
Cerca de 120 técnicos estão a bordo da embarcação, entre funcionários do EAS, tripulantes, representantes do armador e dos fabricantes dos diversos equipamentos que compõem o navio e fiscais da sociedade classificadora American Bureau Of Shipping (ABS).
Após desatracação do cais do EAS, o João Cândido saiu da bacia de evolução do Complexo de Suape para uma distância de quatro a cinco milhas náuticas (7 a 9 km) da costa. A primeira fase das provas será realizada com o navio fundeado (ancorado). Superada esta fase, o navio se deslocará a até 40 milhas da costa (72 km) e fará provas num eixo de 265 milhas (477 quilômetros) entre Natal (RN) e Maceió (AL).
As provas de mar incluem testes estruturais dos tanques de carga e a verificação das condições operacionais dos sistemas do navio.
Após as provas, o Estaleiro Atlântico Sul irá realizar os ajustes de rotina, necessários para a entrega de uma embarcação.

Fonte: Estaleiro Atlântico Sul

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